Goiânia vai receber o Robótica 2024

“Robótica 2024” é uma parceria da RoboCup Brasil com a UFG, e irá reunir competições, mostras e congressos da área

Em 2024, Goiânia será sede do maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina: o Robótica 2024. São esperados mais de dois mil pesquisadores e estudantes, que irão participar das três competições que compõem o “Robótica”: a Mostra Nacional de Robótica, a Competição Brasileira de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica, além de congressos e workshops para estudantes e profissionais da área. O evento acontecerá em outubro, no Centro de Convenções de Goiânia, com entrada gratuita ao público.

O Robótica 2024 é promovido pela RoboCup Brasil em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).  O professor Marco Assfalk Oliveira, coordenador local do evento e professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, ressaltou a importância para a cidade receber um evento como este “A chegada de um evento como o Robótica, com participantes de todo o Brasil nos níveis de ensino fundamental, médio, técnico-profissionalizante e superior em Goiânia, é fruto de nosso esforço na UFG para solidificar a nossa cidade como centro de excelência em robótica e inovação no Brasil. Nós queremos proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora e inspiradora e que deixará um legado duradouro em nossa cidade.”

O Robótica 2024 terá formato híbrido, com competições disputadas por equipes presenciais e à distância, permitindo a participação, inclusive, de equipes estrangeiras. Será a primeira vez que o evento acontecerá no estado. “Nós queremos levar aos participantes uma experiência enriquecedora e inspiradora, aproximando-os das mais avançadas tecnologias e estimulando o interesse pela ciência e tecnologia. Nosso objetivo é, além de incentivar e impulsionar o desenvolvimento educacional e tecnológico de Goiás, também apresentar para a comunidade o que está sendo desenvolvido dentro das universidades do Brasil”, afirma o presidente da RoboCup Brasil, Rogério Sales Gonçalves. 

Com participantes do Brasil e de países da América Latina, o “Robótica 2024” deve impactar os negócios de mais de 20 segmentos econômicos como hotéis, comércio, bares, restaurantes, transporte, entre outros.

O que é o Robótica 2024

O Robótica é um dos maiores e mais importantes eventos da área da América Latina. Ele reúne competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA), com mais de 500 instituições participantes de todos os Estados do Brasil e de outros países. O Robótica é formado pelos seguintes subeventos:

  • Competição Brasileira de Robótica (CBR)
  • Mostra Nacional de Robótica (MNR)
  • Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Além dos congressos científicos:

  •  Simpósio Brasileiro de Robótica
  • Workshop de Robótica Educacional
  • Workshop de Teses e Dissertações em Robótica
  • Concurso de Teses e Dissertações em Robótica

A Competição Brasileira de Robótica é destinada a pesquisadores estudantes do ensino superior, médio e fundamental e é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Entre as categorias, estão o futebol de robôs, robôs de serviço domésticos, drones autônomos, entre outras.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que devem montar e programar robôs capazes de realizar o resgate de vítimas em um ambiente simulado. É uma das ligas da competição brasileira de robótica que terá sua final nacional disputada durante o Robótica 2024.  Em 2023, mais de cinco mil alunos se inscreveram para essa modalidade.

A Mostra Nacional de Robótica é uma mostra científica para alunos do ensino fundamental ao ensino superior.  Os estudantes inscrevem seus projetos, que precisam ser relacionados à robótica, e são convidados a apresentá-los durante o “Robótica”.  Todos os trabalhos concorrem a premiações e bolsas de Iniciação Cientifica Junior CNPQ/MNR.

RoboCup Brasil

A RoboCup Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos, organizada por professores e pesquisadores voluntários.  Hoje, é responsável pela realização da

Competição Brasileira de Robótica, Olimpíada Brasileira de Robótica, e Mostra Nacional de Robótica, e do Robótica.

Translate »