OBR 2022 está com inscrições abertas

Evento é gratuito e aberto para estudantes do ensino básico, fundamental e médio 

Depois de dois anos de restrições devido a pandemia da COVID-19, em 2022 teremos etapas presenciais da OBR novamente! A modalidade Prática será dividida em prática virtual e prática presencial. As finais da Etapa Nacional da Modalidade Prática Presencial acontecerão em São Bernardo do Campo, SP,  de  17 a 22 de outubro.

A OBR ocorre desde 2007, e atualmente é considerado um dos maiores evento de robótica da América Latina. Em 2021, mais de 160 mil alunos participaram da olimpíada. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.  Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o país. 

São duas modalidades: Prática e Teórica, voltadas tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já tiveram contato com a robótica educacional. Tradicionalmente, as atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e as provas teóricas são aplicadas presencialmente nas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil. 

OBR 2022

Este ano, a OBR terá três modalidades:

Teórica
A Modalidade Teórica será híbrida – poderá ser feita virtualmente ou presencialmente de acordo com a realidade do aluno. Os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR. Desde 2019, estudantes do 3º ano do Ensino Médio podem utilizar a nota da prova da OBR para ingressar em universidades públicas sem precisar prestar vestibular.  

Prática Presencial

É a volta da modalidade prática no formato tradicional: presencialmente. Equipes de estudantes devem desenvolver um robô autônomo que deverá, durante uma prova, resgatar vítimas em um ambiente simulado e hostil.  A modalidade Prática é dividida em duas etapas: uma Estadual (1a fase) e uma Nacional (2a fase, ou fase final). A primeira etapa deve ser realizada na Instituição-sede da modalidade prática do estado do estudante (as sedes regionais serão indicadas pela OBR dentre as instituições que se candidatarem). As equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional.

Prática Virtual

Este ano, teremos novamente as categorias da modalidade prática virtual: 
Apresentação: equipes de estudantes apresentam, em vídeo , um projeto desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica.
Simulação:  Através de um simulador, robôs virtuais precisam realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre. 

Calendário de Inscrições

Modalidade Prática Presencial
De 21/03 a 13/05/2022

Modalidade Prática Virtual – Simulação
21/03 a 05/06/2022

Modalidade Prática Virtual – Apresentação
21/03 a 05/06/2022

Modalidade Teórica
Nível 0 a 4
: 17/03 a 30/06/2022
Nível 5: 21/03 a 05/05/2022

Para mais informações, acesse: https://www.obr.org.br/inscricoes/

Translate »