Olimpíada Brasileira de Robótica 2020 está com as inscrições abertas

Medalhistas concorrem a vaga nas principais universidades públicas do país, sem precisar prestar o vestibular

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma das maiores competições de robótica do Brasil, está com as inscrições abertas para a edição 2020. Alunos matriculados em escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio e técnico podem participar da competição. A inscrição deve ser feita por um professor responsável, através do link Inscrições até o dia 10 de maio. Na edição de 2019, mais de 200 mil alunos participaram da OBR. Todo o projeto é gratuito para os participantes.

No ato da inscrição, é necessário informar a modalidade da disputa – teórica ou prática (ou as duas). A modalidade teórica é composta por uma prova aplicada na escola do aluno, com conteúdos do ensino fundamental e médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica. A modalidade teórica acontece em duas fases: a primeira, no dia 5 de junho, e a segunda, no dia 21 de agosto. Os mais bem colocados na prova prática recebem uma medalha de acordo com seu desempenho – ouro, prata ou bronze. Desde 2019, medalhistas de olimpíadas científicas, como a OBR, concorrem a vagas nas principais universidades públicas do país, como a UNESP, USP e UNICAMP.

A modalidade prática testa os conhecimentos para construção de um robô autônomo que seja capaz de realizar resgates em um ambiente hostil, que simula uma área de desastre com terrenos irregulares, caminhos desconhecidos e desvio de escombros.

Para se inscrever, é preciso montar uma equipe com até quatro alunos. A disputa prática passará por etapas regionais e estaduais, marcadas para ocorrer entre junho e setembro. Equipes vencedoras são selecionadas para a final nacional, que acontecerá em novembro, em Natal – RN.

Serviço

Olimpíada Brasileira de Robótica
Gratuito
Podem participar: alunos de 07 a 19 anos
Inscrições: 16 de março a 10 de maio
www.obr.org.br

Translate »