Robótica 2022 deve movimentar mais de R$ 5 milhões em São Bernardo do Campo

Evento acontece em outubro e reúne competições voltados para estudantes do ensino fundamental ao superior

O “Robótica 2022”, evento organizado pela RoboCup Brasil, deve movimentar mais de 5 milhões de reais na região de São Bernardo do Campo durante os cinco dias de evento, que acontece em outubro. São esperados mais de dois mil estudantes, que vão participar das três competições que compõem o “Robótica”: a Mostra Nacional de Robótica, a Competição Brasileira de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento retoma a forma presencial após dois anos, devido a pandemia de covid-19, e acontecerá no campus do Centro Universitário FEI, com entrada gratuita ao público.

De acordo com o professor Rogério Sales Gonçalves, presidente da RoboCup Brasil, a expectativa é que dez mil pessoas visitem o evento. “Estamos muito otimistas com esse retorno no formato presencial, depois de dois anos somente no formato remoto. Todas as competições são abertas ao público e nosso objetivo é poder proporcionar aos estudantes esse encontro e troca de experiências, além de popularizar o estudo da robótica e inteligência artificial.” afirma.  

Com participantes do Brasil inteiro, o “Robótica 2022” deve impactar os negócios de mais de 20 segmentos econômicos como hotéis, comércio, bares, restaurantes, transporte, entre outros.

Robótica 2022

O Robótica é um dos maiores e mais importantes eventos da área da América Latina. Ele reúne competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA), com mais de 500 instituições participantes de todos os Estados do Brasil e de outros países.

Entre os subeventos, está a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A CBR é destinada a estudantes do ensino superior, e é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Entre categorias, está o futebol de robôs humanoides e de robôs domésticos. Já a OBR é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre. Mais de cinco mil alunos se inscreveram para essa modalidade.

O “Robótica 2022” é realizado pela RoboCup Brasil, uma empresa sem fins lucrativos formada por professores voluntários de todo o país. Este ano, a edição tem patrocínio da Petrobras, CNPQ, Ministério da Ciência e Tecnologia e do Governo Federal.

Serviço
Quando: 17 a 22 de Outubro, das 9h às 17h
Onde: Campus Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B – Assunção, São Bernardo do Campo – SP, 09850-901
Quanto? Entrada Gratuita

Translate »