Olimpíada Brasileira de Robótica abre as inscrições no próximo dia 16

Medalhistas concorrem a vaga nas principais universidades públicas do país, sem precisar prestar o vestibular

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma das maiores competições de robótica do Brasil, abre as inscrições para a edição 2020 no próximo dia 16 de março. Alunos matriculados em escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio e técnico podem se cadastrar para uma vaga na competição no site oficial (www.obr.org.br). As inscrições vão até o dia 10 de maio. Na edição de 2019, mais de 200 mil alunos participaram da OBR.

No ato da inscrição, é necessário informar a modalidade da disputa – teórica ou prática (ou as duas). A modalidade teórica é composta por uma prova aplicada na escola do inscrito, com conteúdos do ensino fundamental e médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica. A modalidade teórica acontece em duas fases: a primeira, no dia 5 de junho, e a segunda, no dia 21 de agosto. Os mais bem colocados na prova prática recebem uma medalha de acordo com seu desempenho – ouro, prata ou bronze. Desde 2019, medalhistas de olimpíadas científicas, como a OBR, concorrem a uma vaga nas principais universidades públicas do país, como a UNESP, USP e UNICAMP, sem precisar prestar vestibular.

A modalidade prática testa os conhecimentos para construção de um robô autônomo que seja capaz de realizar resgates em uma simulação de desastre natural. Para se inscrever, é preciso montar uma equipe com até quatro alunos. A disputa prática passará por etapas regionais e estaduais, marcadas para ocorrer entre junho e setembro. Equipes vencedoras selecionadas para a final nacional, que acontecerá em novembro, em Natal – RN.

Aluno durante a final nacional da modalidade prática da OBR 2019, em Rio Grande – RS – Divulgação/OBR
Translate »