Eventos nacionais

A RoboCup Brasil é responsável pela realização de eventos que buscam incentivar e divulgar o estudo da robótica em diversos níveis educacionais. São eles: 

Robótica

O Robótica é um evento latino-americano que reúne vários subeventos que visam incentivar a pesquisa e o desenvolvimento na área de robótica. É promovido pela RoboCup Brasil, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Reúne os seguintes subeventos: Finais da Olimpíada Brasileira de Robótica; Competição Brasileira de Robótica; a Mostra Nacional de Robótica; o Workshop sobre Robótica na Educação (WRE) e o Simpósio de Robótica da América Latina (LARS).
É um evento que dura 5 dias, com participação estimada de 2.000 estudantes de toda a América Latina, por edição. O público visitante estimado é de cerca de 20 mil pessoas. Em cada ano, o evento é realizado em uma cidade e um estado diferente, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível.

Em 2023, 2.200 pessoas participaram do Robótica. 

Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica destinada a estudantes com idade entre 07 e 19 anos. Tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico tecnológicas, descobrir novos talentos e promover debates sobre o processo de ensino aprendizagem no Brasil. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Em 2023, mais de 200 mil estudantes participaram da OBR, com mais de 1500 escolas inscritas. Medalhistas da modalidade teórica concorrem a vagas nas principais universidades públicas do país, sem precisar realizar a prova de vestibular. Já as equipes participantes da modalidade prática concorrem a uma vaga no mundial da RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

 

Mostra Nacional de Robótica

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica que busca  estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos e inovações tecnológicas. É voltada para alunos do ensino fundamental ao ensino superior, e tem como foco principal apresentar jovens e seus professores a universitários, pós-graduandos e pesquisadores do âmbito da robótica e educação, proporcionando condições para a troca de experiências e o desenvolvimento e aprimoramento de idéias e metodologias.

Em 2023, mais de 400 projetos se inscreveram na Mostra. 

Durante a Mostra, todos os projetos são avaliados e concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior, em parceria com a CNPQ.

Competição Brasileira de Robótica

A Competição Brasileira de Robótica (CBR) é a maior competição de robótica do Brasil, realizada em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Voltada para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós graduandos, é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente.

Em 2023, mais de 200 equipes participaram da CBR.

Parceiros:

Translate »