Olimpíada Brasileira de Robótica 2021 está com inscrições abertas

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) abre as inscrições para a edição 2021 nesta quinta-feira, dia 1º de abril, até o dia 19 de maio. O evento é voltado para estudantes de 06 a 19 anos de escolas públicas e particulares de todo o país. Assim como aconteceu em 2020, a edição deste ano será virtual, como medida de segurança contra a pandemia do novo coronavírus.

A OBR ocorre desde 2007, e atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina. Em 2020, mais de 125 mil alunos participaram do evento. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o país.

A olimpíada possui duas modalidades: Prática e Teórica, voltadas tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já teve contato com a robótica educacional. Tradicionalmente, as atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e as provas teóricas são aplicadas presencialmente nas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil. No novo formato, as competições práticas foram substituídas por um simulador virtual e as provas poderão ser aplicadas na forma híbrida.

Formato Virtual

A OBR Virtual possui duas modalidades: a Modalidade Prática e Modalidade Teórica. Na Modalidade Prática Virtual, os estudantes podem participar em duas categorias: Apresentação: equipes de estudantes apresentam, em vídeo , um projeto desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Simulação: Através de um simulador, robôs virtuais precisam realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre.

A Modalidade Teórica será híbrida – poderá ser feita virtualmente ou presencialmente de acordo com a realidade do aluno. Os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR. Desde 2019, estudantes do 3º ano do Ensino Médio podem utilizar a nota da prova da OBR para ingressar em universidades públicas sem precisar prestar vestibular.

No site do evento (www.OBR.org.br) é possível encontrar o manual de regras do evento e tirar dúvidas.

Translate »